SILASAFEY

ALTAR-BLOG onde oferendas-texto são feitas às 7 direções



Deuses do Sul




   Este é o altar do quadrante sul e é dedicado a todos os Deuses e Deusas de nosso hemisfério. Seguindo o padrão do quadrante norte, farei minhas oferendas sob a forma de percepções íntimas que realcem a forma de minhas divindades favoritas na memória coletiva.

@@@




Quetzalcoatl

   Deuses do Sul e devotos que vem colocar aqui a oferenda de sua atenção, acostumem-se pois no caso das pesquisas sempre usarei o Wikipedia (a não ser que encontre outras fontes melhores ou especiais, claro). Ao final, meu comentário:
 
Quetzalcóatl é uma deidade das culturas de Mesoamérica, em especial da cultura asteca, também venerada pelos toltecas e maias. É considerada por alguns pesquisadores como a principal dentro do panteão desta cultura pré-hispânica. Os astecas incorporaram esta deidade em sua chegada ao vale do México, no entanto modificaram seu culto, eliminando algumas partes, como a proibição dos sacrifícios humanos.

O nome de Quetzalcóatl é composto de duas palavras de origem náuatle: quetzal, que é uma ave de formosa plumagem que habita a selva centroamericana e cóatl, "serpente" e é usualmente traduzida como "Serpente Emplumada", "Pássaro Serpente", ou "Pássaro Serpente da Guerra"; Especula-se que a origem desta deidade provém da cultura olmeca, no entanto sua primeira aparição inequívoca ocorreu em Teotihuacan. A cultura teotihuacana dominou durante séculos o planalto mexicano. Sua influências culturais abarcaram grande parte da mesoamérica, incluindo as culturas maia, mixteca e tolteca. Os maias retomaram a Quetzalcóatl como Kukulkán.

Quetzalcoatl representa as energias telúricas que ascendem, daí a sua representação como uma serpente emplumada. Neste sentido, representa a vida, a abundância da vegetação, o alimento fisico e espiritual para o povo que a cultua ou o indivíduo que tenta uma ascese espiritual.
Posteriormente, passou a ser cultuado como deus representante do planeta Vênus, simultaneamente Estrela da Manhã e Estrela da noite, correspondendo, com o seu gêmeo Xolotl, à noção de morte e ressurreição. Deus do Vento e Senhor da Luz, era, por excelência, o deus dos sacerdotes.

Comentário: Deus dos Sacerdotes, das forças primais por trás de tudo, da ascenção para terras mais longinquas e transcendentais do mundo das idéias, degrais mais altos na escadaria da alma. Como sacerdote tuathano, tenho usado cada vêz mais o poder de Quetzalcoatl em meus rituais, deixando que ele me leve a estados de consciência alterados o suficiente para que eu possa ver além, mover forças para mais longe, estar acima de tudo no sentido de estar apto a superar o que for que se manifeste no círculo mágico. Não é a toa que Maias, Astecas e Toltecas tinham em comum a veneração pela Serpente Emplumada. Deus que deveria ser tão importante para o hemisfério sul quanto o foram no mundo antigo Ra para os egípcios e Zeus para os gregos.

@@@




Pele

Na mitologia havaiana, Pele é a deusa do fogo, da luz, dos vulcões, da dança e da violência. Seus pais são os deuses Haumea e Kane Milohai. Ela vive no vulcão Kilauea.

Seu pai a exilou por causa de seu mau temperamento, mais recentemente por brigar com sua irmã mais velha, a deusa-água ka-lee-oo-maai (Namaka), a qual o marido de Pele seduziu. Ela viajou do Tahiti, numa canoa guiada pelo seu irmão, o deus-tubarao ka-moho-ali, seguida por sua irmã mais velha. Toda vez que ela desembarcava numa ilha e criava uma morada vulcânica, a irmã afundava. Finalmente a batalha final acabou perto de Hana, Maui, onde Pele venceu a deusa-água. As lendas dizem que os ossos desta, ainda se encontram numa montanha chamada Ka-iwi-o-Pele.
Depois dessa batalha ela encontrou novos inimigos, na deusa da neve Poliahu, que ela lutou contra no Manau Kena, e o deus da fertilidade Kamapua'a, que ela às vezes ama.

Pele é conhecida pelo seu temperamento violento, mas também por fazer visitas aos mortais, normalmente aparecendo como uma mulher alta, bonita e jovem ou como uma velha, feia e frágil. Por vezes está acompanhada de um cachorro branco que ela usa para testar as pessoas, perguntando se elas têm alguma comida ou bebida para dar. Aqueles que passam no teste por mostrar compaixão são poupados e recompensados. Entretanto aqueles que fazem o contrário e são crueis, desrespeitosos ou mesmo insensíveis são punidos tendo seus lares destruídos. Quando enraivecida ela aparece ou como uma mulher em chamas ou como chamas puras.

Ela gosta de danças sociais e é conhecida por ser muito ciumenta e vingativa quando não consegue o homem que quer. Histórias que envolvem Pele são comuns a volta da fogueira. Dizem que sua presença pode ser sentida perto do vulcão Kilauea, e que costuma amaldiçoar aqueles visitantes que levam do havai pedras vulcânicas.

Comentário: Sempre achei muito simpático o panteão havaiano, pois a impressão que se tem é que são todos espíritos elementais que o povo acabou por elevar á categoria de Deuses. É o caso de Pele que, como se pode notar pelo texto da Wikipedia, parece ser um poderoso elemental do vulcão Kilauea. Tamanho contato com manifestações humanas certamente podem ter lhe conferido mais personalidade. Seja como for, o fato de ser tida como violenta nada tem a ver com uma índole malevolente, mas sim com aquilo que caracteriza as chamas, a fúria de um vulcão em erupção ou com potencial para tal. Gosto disso nas divindades pré-cristãs antigas, sua moralidade é bem mais complexa do que o simplório rótulo de "bom" ou "mau". Afinal de contas, um vulcão é bom ou mal? Certamente nenhum dos dois, mas algo além de tais conceitos... 

Agora, pensando de forma mais utilitária, para que se invocar o poder da Deusa Pele nos dias de hoje? Aparentemente, a não ser que sejamos psicopatas incendiários, não parece haver motivo para reverencia-la. Mas na verdade não é bem assim. Primeiro que a destruição trazida por Pele nada tem a ver com maldade, mas com ciclos naturais complexos que ajudam a equilibrar a vida sobre a Terra (é o que os vulcões fazem). E segundo, o poder destruidor, que é algo necessário na vida de todos. Todos os dias precisamos destruir alguma coisa, abrindo caminho para novos florescimentos, quer seja um sentimento, uma idéia ultrapassada, um desafio etc. 

E mais, eu a invocaria para atingir algum inimigo com o maior prazer, principalmente se este inimigo estiver sendo responsável por parte considerável na destruição da natureza (o que é fácil de detectar, basta acompanhar os noticiários, fazer suas preces à Pele e dançar em seu nome para comemorar a "graça recebida" contra o inimigo). 

Aceita como oferenda esta referência em teu nome, poderosa Pele!


@@@


Nenhum comentário:

Postar um comentário